Cianobactérias, o que são e de onde vem? 

A presença de cianobactérias na água de consumo humano e animal é um problema extremamente sério que pode causar sérios problemas de saúde e até mesmo levar à morte se ingerida e acarreta graves casos de contaminação ambiental.

As cianobactérias, anteriormente chamadas de algas verdes e azuis em função da predominância dessas cores, são organismos que possuem clorofila, carotenoides, fotossintetizantes e outros compostos relacionados com carbono e nitrogênio, podem apresentar várias cores e vivem tanto na terra quanto na água estando presentes em locais tão diversificados como fontes de águas térmicas ou águas geladas.

Cianobactérias

Mas de onde surgem as algas?

Apesar de presente de forma natural em todo o planeta, a eclosão ou proliferação de algas ocorre em função do processo de eutrofização decorrente da presença de nutrientes como fósforo e nitrogênio em alta concentração devido à presença de esgoto, fertilizantes agrícolas, e variações bruscas de temperatura.

No entanto esse fenômeno não está limitado apenas a locais com água doce, mas também no mar onde ocorre por outros fatores.

Quando a concentração das algas passa de 2 milhões de células por litro d’água, os animais marinhos tornam-se inadequados ao consumo ou ocorre a morte em massa devido ao acúmulo de toxinas.

As condições hidrodinâmicas de uma região do mar influenciam na distribuição vertical e horizontal de elementos marinhos entre eles as algas cujas concentrações são controladas por movimentação de subida (bottom-up) influenciada por fatores abióticos, como salinidade, luz, concentrações de nitrogênio, fósforo, sílica, temperatura e matéria orgânica, dissolvida e particulada e descida (top-down) influenciadas pela presença de competidores ou predadores.

Cianobactérias: O que é eutrofização?

Em condições ambientais normais existe uma convivência equilibrada das cianobactérias com outros organismos aquáticos sem dominância entre as espécies.

A Eutrofização é um processo observado em vários corpos d’água devido ao aumento de nutrientes, principalmente o fósforo e o nitrogênio que servem de nutrientes para as algas causando a sua proliferação caracterizada pela formação de uma massa densa na superfície da água.

O que é eutrofização?

Como ocorre a eutrofização?

Existem dois tipos de processo de eutrofização, o natural e o antrópico.

O processo natural é aquele que gera o surgimento de algas em grandes intervalos de tempo, em tese ocorrem sem interferência humana e são decorrentes de variações climáticas ou outros efeitos naturais.

O processo antrópico ocorre quando existe algum tipo de interferência humana e podem ser o simples fato de uma pessoa entrar numa piscina ao sair do mar, um animal doméstico que entra na piscina ou decorrente da descarga de despejo de esgotos domésticos e industriais, agrotóxicos e fertilizantes não absorvidos pelas plantações e levados pelo escoamento da água de irrigação, dejetos de pecuária, excesso de alimentos em fazendas de piscicultura e carcinicultura ou falta de circulação e de oxigenação da água

Todos esses fatores são motivos para a ocorrência de nitrogênio e fósforo acima de limites normais e com isso geram a proliferação de algas.

O esgotamento do oxigênio dissolvido

Com a proliferação e alta concentração de algas a água torna-se turva e impede a passagem de raios solares que seriam absorvidos pela flora do fundo; com isso as plantas não podem realizar fotossíntese, o nível de oxigênio dissolvido cai e ocorre a morte da fauna e flora na água.

Como a decomposição dos seres mortos também consome o oxigênio dissolvido na água sua concentração diminui ainda mais. Quando a concentração de oxigênio dissolvido é tão baixa que não pode mais sustentar a flora e fauna dizemos que a o local chegou ao estado de inóxia.

Como as algas concorrem com peixes pelo consumo pelo consumo de oxigênio dissolvido na água sua presença é fonte certa de problemas ambientais e como causa de morte de peixes e outras espécies que estão no local contaminado.

Cianobactérias, eutrofização

Em vários casos a floração de algas é tão descontrolada que chega a mudar a coloração da água como é o caso do Mar Vermelho que possui essa cor em função de cianobactérias de cor vermelha do gênero Trichodesmium.

A cianobactérias produzem uma toxina chamada ciano toxina que causa problemas neurológicos e patológicos e dermatológico com efeitos extremamente rápidos que chegam a levar a morte caso sejam ingeridos.

Por esse motivo sua presença em reservatórios de água para consumo humano ou animal é um problema extremamente sério e que deve ser combatido com vigor pelas autoridades e organismos responsáveis.

Em nossa próxima publicação vamos falar como funciona o sistema ultrassom para combate de algas em piscinas e lagos

Deixe sua opinião sobre essa matéria ou a sugestão de um assunto que você gostaria de ver discutido e compartilhe com seus amigos.

Obrigado!

Autor: Theodoros Megalomatidis, engenheiro civil, sócio da Seaodyssey Sistemas Ambientais / Anti-Algas por Ultrassom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quatro × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.